Por que Machado de Assis é tão importante?
Table of Contents
Qual é a importância de Machado de Assis para a Literatura brasileira? A relevância de Machado de Assis para a Literatura brasileira vai muito além da escrita de livros para vestibular. Ele foi um divisor de águas na história da nossa Literatura, servindo de inspiração para as gerações de autores que o sucederam.
Quem foi Machado de Assis e qual sua importância?
Machado de Assis foi o principal nome do Realismo brasileiro, o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e um dos escritores mais aclamados da literatura. O carioca nascido no Morro do Livramento atuou como jornalista, crítico, cronista, dramaturgo e poeta.
Porque Machado de Assis e o maior escritor brasileiro?
Sua carreira foi marcada por grandes feitos, sendo suas crônicas um deles. Machado falava muito sobre a sociedade local da época, tendo mais de 40 anos de observação e crítica da sociedade, o que resultou na produção de um total de mais de 600 crônicas.
Por que Machado de Assis é considerado o grande representante do realismo no Brasil?
O Realismo no Brasil teve início no ano de 1881, quando Machado de Assis (1839-1908), que, até então, era um escritor romântico, publicou a obra realista Memórias póstumas de Brás Cubas. Dessa forma, o autor mostrava o seu desencanto com a estética romântica e o conservadorismo que ela representava.
O que Machado de Assis fez na sua vida profissional?
Publicou mais de 200 contos, 10 romances e demais publicações de diversos gêneros, como folhetins, peças teatrais, contos e crônicas, tornando-se grande referência como cronista de sua época.
Quais são as principais obras de Machado de Assis?
A primeira fase do autor, menos madura, é mais próxima do Romantismo e tem um estilo mais ingênuo. As obras conhecidas da época são: “Helena”, “A Mão e a Luva” e “Ressureição”. Machado de Assis não costuma seguir uma narrativa linear. É como se as histórias fossem contadas a medida que os personagens lembram dos fatos.
Qual foi a primeira fase literária de Machado de Assis?
Helena faz parte da primeira fase literária de Machado de Assis, na qual ainda eram evidentes as influências do Romantismo. Trata-se um romance urbano, passado no Rio de Janeiro do século XIX, que traça um retrato daquela sociedade.
Quem é o protagonista da obra-prima de Machado de Assis?
A obra-prima de Machado de Assis é narrada pelo protagonista, Santiago, um homem de meia-idade que é conhecido como “Dom Casmurro”, devido à sua teimosia. No romance, ele relembra o seu percurso desde a infância, quando era chamado de Bentinho e se apaixonou por Capitu, a amiguinha que morava na casa do lado.
Quais são as frases de Machado de Assis?
Frases de Machado de Assis “ Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.” “ Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!